Isabel  Rodrigues, vinculada ao Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e docente permanente do PROFLETRAS, teve o seu projeto  selecionado entre  as 30 experiências inovadoras  no Programa Regional para o Desenvolvimento da Profissão Docente na América Latina e no Caribe.

 

Esse projeto propõe ideias e ações  inovadoras quanto à formação de professores,  investigando e agindo nos problemas que nela interferem,  com atenção especial para a nossa Amazônia Brasileira.

A equipe que atua no projeto  é formada por professores do IEMCI, pós-graduandos da UFPA, entre os quais mestrandos do PROFLETRAS, graduandos de diferentes cursos, docentes e alunos da Educação Básica nos 3 eixos de atuação desse projeto inovador, que foi por  coordenado pela Isabel Rodrigues de 2016 a 2017.

“O projeto participará de um workshop organizado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e pelo Banco Mundial (BM), em outubro, em Bogotá, na Colômbia, para intercâmbio das intervenções inovadoras. Haverá, ainda, uma publicação virtual com guias de cada uma das experiências e a criação de um repositório em uma plataforma com seleção de experiências inovadoras, com potencial para serem replicadas em, pelo menos, um outro país ou em uma província/departamento/Estado”.

Mais informações  estão disponíveis na página do Programa Regional para o Desenvolvimento da Profissão Docente na América Latina e no Caribe (https://desarrollodocente.org/es#section_experiences).

A Editora Pontes estará com um estande na XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, no período de 4 a 10 de junho de 2018, no Hangar.

Essa é mais uma oportunidade de você adquirir o livro "Projetos de Leitura e Escrita: Possibilidades de Trabalho com a Língua Portuguesa no Ensino Fundamental", organizado pela Profa. Dra. Márcia Cristina Greco Ohuschi, docente do PROFLETRAS/UFPA. Trata-se de uma coletânia de trabalhos de autoria de mestrandos da Turma 2014  - PROFLETRAS/UFPA (agora mestres), realizados com o objetivo de se apresentar sugestões de didatização de alguns dos diversos gêneros que circulam em nossa sociedade.

 

A Coordenação do PROFLETRAS/UFPA participou em 22/05/18, em Brasília, do Encontro Nacional de Avaliação dos Mestrados Profissionais, organizado pelo Fórum dos Mestrados Profissionais (FOPROF).

O objetivo do encontro foi produzir um documento a ser encaminhado à CAPES  com reivindicações de ajustes nos indicadores de Avaliação dos Mestrados Profissionais, de modo a melhor atender à identidade desses Programas.

 Egressos da terceira turma do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UFPA realizaram o minicurso "Resenha nas atividades acadêmicas - planejamento à escrita".